O Instituto de Pesquisa da Historia da Luta de Libertação Nacional apresentou no Conselho Coordenador do Ministério dos Combatentes, em Tete, o seu relatório de actividades realizadas entre os dois conselhos coordenadores. O relatório destacou, dentre outras, a produção e publicação de depoimentos e a publicação de livros dos combatentes.

 

O Ministério dos Combatentes realizou, entre os dias 4 e 5 de Agosto corrente em Moatize, Provincia de Tete, o seu XIII Conselho Coordenador, uma reunião dirigida pela Sua Excelência Ministra dos Combatentes, Josefina Mpelo.
Nesse evento, o Instituto de Pesquisa da História Luta de Libertação Nacional (IPHLLN) representado pelo Director Geral e Directora Geral Adjunta, Bernardo Nakatembo e Alda Moiane, respectivamente, apresentou o relatório de actividades realizadas entre o XII e o XIII. Depois de discutido o documento foi aprovado pelo plenário, sem nenhuma alteração do conteúdo, facto que deixou a delegação do Instituto satisfeito.
No relatório, o IPHLLN apresentou detalhadamente as actividades, destacando entre outras, a publicação do livro intitulado Biografias dos Libertadores da Pátria do Jugo Colonial, da autoria de Ezequias Sigaúque, O Fim da Luta de Libertação Nacional: Operação Omar”, da autoria de Salvador M’tumuke, Podemos Dar a Volta por Cima: Memórias da Clandestinidade, de Fernando Fazenda; o Caderno Relações de Amizade Moçambique – República Popular da China: Da Luta de Libertação Nacional à Actualidade e o catálogo da Exposição fotográfica Moçambique e a sua Relação com a República Popular da China durante e após a Luta de Libertação Nacional, que resultaram do Seminário Científico co-organizado pelo Ministério dos Combatentes e Embaixada da China em Moçambique.

Exposições e Feiras de Livros

O relatório apontou ainda que o IPHLLN durante o período em análise realizou sete  exposições fotográficas e feiras de livros sobre a Luta de Libertação Nacional, Defesa da Soberania e da Democracia, bem como distribuiu 246 obras publicadas por esta instituição de pesquisa.
O documento informou igualmente que, em breve, vai proceder o lançamento da obra A História da Imprensa Militar e os Desafios da Comunicação, da autoria do jornalista e actual Director Geral do IPHLLN, Bernardo Mariano Nakatembo.
As actividades do IPHLLN enquadram-se no Pilar 1, que é: “Reforçar a Democracia e Preservar a Unidade Nacional”, do Plano Quinquenal do Governo 2020-2024. Na reunião máxima do Ministério dos Combatentes, foi representado o novo Director Geral, Dr. Bernardo Mariano Nakatembo e outros quadros que a partir de agora passam a ser membros plenos daquele órgão.
Para além dos directores do IPHLLN participaram igualmente Dr Calisto Baquete, Chefe de Departamento de Pesquisa e Dr João Nchonho, Técnico do Departamento de Documentação e Informação. O XIII decorreu sob o lema: “MICO, Firme na Reinserção Socioeconómica do Combatente, Paz e Unidade Nacional”.