O Combatente da Luta de Libertação Nacional, investigador e escritor Dr Laurindo Malimusse ofereceu no passado dia 16 de Agosto 2022 uma dezena de livros ao Instituto de Pesquisa da Luta de Libertação Nacional, instituição tutelada pelo Ministério dos Combatentes.

O acervo, que será colocado à disposição dos leitores na biblioteca IPHLLN, foi recebido pelo Director-Geral do IPHLLN, Dr Bernardo Nakatembo, acompanhado pela Directora-Geral adjunta, Dra Alda Moiane Varela, e pelos demais funcionários da instituição. Bernardo Nakatembo agradeceu e enalteceu o gesto de Laurindo Malimusse, destacando que a iniciativa enquadra-se numa vasta campanha de recolha de livros sobre a luta de Libertação Nacional, que decorre desde os princípios do corrente mês de Agosto. Por outro lado, exortou a todos funcionários do IPHLLN para se empenharem cada vez mais nessa campanha, visando obter o maior número possível de livros.

“… o registo dos factos históricos em livros contribui para afirmação da identidade de um povo ou de uma sociedade. A leitura permite às pessoas elevar o seu nível de cultura geral, aumentar os conhecimentos e transformar as suas vidas. Por isso, é preciso enriquecer a nossa biblioteca. O contacto com os combatentes é fundamental. Eles detêm um vasto e rico acervo sobre a nossa luta”, salientou o Director do IPHLLN.
Nesta campanha, os combatentes quem dispõe de livros sobre a Luta de Libertação Nacional, académicos e demais cidadãos são encorajados para doarem parte do seu acervo ao IPHLLN, pois esta dispõe de uma biblioteca bastante visitada por estudantes e pesquisadores nacionais e estrangeiros.

“Temos que estimular o hábito pela leitura nos mais jovens. A leitura cria pessoas mais cultas e com maior capacidade para abordar e enfrentar desafios. O livro tem um enorme feito transformador…”, concluiu o Bernardo Nakatembo.