“História d𝐚 𝐈𝐦𝐩𝐫𝐞𝐧𝐬𝐚 𝐌𝐢𝐥𝐢𝐭𝐚𝐫 𝐞𝐦 Moç𝐚𝐦𝐛𝐢𝐪𝐮𝐞 𝐞 𝐨𝐬 𝐃𝐞𝐬𝐚𝐟𝐢𝐨𝐬 𝐝𝐞 Comunicação” é o título do livro da autoria de Bernardo Nakatembo, Capitão-de-Fragata e Director-Geral do Instituto de Pesquisa da História da Luta de Libertação Nacional (IPHLLN), lançado em Maputo, no dia 9 de Novembro de 2022, numa cerimónia dirigida pelos Ministros dos Combatentes e da Defesa Nacional, Josefina Beato Mateus Mpelo e Cristóvão Chume, respectivamente.
A obra foi editada pelo IPHLLN, uma instituição tutelada pelo Ministério dos Combatentes. Foi neste contexto, que Josefina Mpelo, Ministra dos Combatentes, sublinhou que “a edição desta obra se insere nas atribuições do Ministério dos Combatentes, visando pesquisar, valorizar e imortalizar a rica e epopeica história da Luta de Libertação Nacional e a história da Defesa da Soberania e Integridade Territorial…”. A governante sublinhou que a mesma faz parte da “Colecção Memórias do Combatente”, um projecto que visa apoiar aos Combatentes no registo e divulgação das suas memórias, vivências e experiências, para o resgate dos valores da cidadania moçambicana e do patriotismo.
Os ministros da Defesa e dos Combatentes, Cristôvão Chume e Josefina Mpelo, marcaram presença no laçamento do livro de Bernardo Nakatembo. |
O autor, Bernardo Nakatembo, na assinatura de autógrafos. |
Por sua vez, Cristóvão Chume, Ministro da Defesa Nacional, disse que o livro vai contribuir para o enriquecimento do acervo bibliográfico na área do jornalismo e deverá servir para consulta e reflexão sobre os desafios da imprensa militar nos tempos actuais. Cristóvão Chume aproveitou a ocasião para encorajar o autor a produzir e publicar mais obras.
Natural de Cabo Delgado, Bernardo Nakatembo é militar desde 1985. Mestrado em Jornalismo e Comunicação pela Universidade do Minho, Portugal. Foi docente do Jornalismo, Semiótica da Comunicação, Publicidade e Marketing na Escola Superior de Jornalismo, em Maputo.
Na obra, o autor discute teorias e técnicas do jornalismo, o futuro e as estratégias de acesso às fontes e apresenta fórmulas jornalísticas com vista a agregar compreensões integradas de comunicação em diferentes ambientes, quer castrense, quer civil, ou nos níveis de comunicação onde este processo de transmissão de conteúdos simbólicos ocorre.