
O Monumento e Centro de Interpretação em homenagem aos Combatentes localiza-se na Praça dos Combatentes (vulgo Xikelene) no Distrito Municipal KaMaxaquene, Cidade de Maputo, no entroncamento entre as Avenidas Julius Nyerere, Forças Populares de Libertação de Moçambique - FPLM e Vladimir Lenine.
A Requalificação deste local, durou cinco (5) anos de execução constituídas por duas partes: a Primeira consistiu na reabilitação das duas rotundas (maior e menor) e a segunda na construção de um mural memorial (contendo a inscrição dos nomes dos combatentes perecidos de 1962 a 1974), de um centro de interpretação e de um monumento alegórico central (na rotunda maior).
Actualmente o local, contempla um novo visual, um monumento e Centro de Interpretação em memória aos Combatentes da Luta de Libertação Nacional. A sua inauguração e abertura ao público aconteceu no dia 25 de Setembro de 2019, numa cerimónia dirigida por Sua Excelência, Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República.
O Projecto da requalificação da Praça dos combatentes foi concebido pela Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico da Universidade Eduardo Mondlane, representada pelos Arquitectos Luís Lage, Júlio Carrilho e Hélder Maquico. A estrutura arquitectónica deste local que visa valorizar e imortalizar os feitos dos melhores filhos desta Pátria, que deram às suas vidas pela libertação, inspira-se nas seguintes palavras-chave:
- Vitória – Representação em crescendo, por andares na espiral de luta e vitória (10 anos de luta).
- Memória – Parede com os nomes dos combatentes;
- Desenvolvimento – Forma espiralada associada a elementos de criação e trabalho;
- Identidade – Marcas de produção e arte popular.
Inauguração da Praça dos Combatentes
A praça dos Combatentes é inaugurada no dia 07 de Setembro de 2019, pelo Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi.
vide fotos da inauguração aqui.