Foto de ocasião do IV Seminário Metodológico
Trata-se de Seminários Metodológicos Cíclicos que tiveram início em Angola, onde foi feito o _concept note_ referente ao índice indicativo dos métodos de pesquisa, à identificação e sincronização das fontes de informação em várias frentes: educação, cultura, produção, frente armada e participação clandestina da mulher na luta, entre outras.
No seu discurso de abertura, a Ministra dos Combatentes, Nyeleti Mondlane, referiu que Moçambique, ao acolher a assembleia de investigadores, Combatentes e Guardiões da memória histórica nacional dos PALOP, "não estamos simplesmente a ocupar um espaço físico de debate académico, estamos, sim, a honrar um solo sagrado que, tal como o de cada uma das nossas nações irmãs, foi regado com o sangue dos filhos e filhas de África, que consagraram as suas vidas ao ideal supremo de liberdade e da dignidade dos nossos povos".
O governante avançou afirmando que, a realização do Seminário supra, em situações adversárias, descrevendo por cheias que assolam as regiões centro e sul de Moçambique que têm vidas ceifadas, infraestruturas destruídas e deslocadas centenas de milhares de cidadãos, reafirma o compromisso inabalável do Estado moçambicano com a preservação da memória histórica e o fortalecimento dos laços de fraternidade entre os povos dos PALOP.
O IV Seminário Metodológico do HLLN dos PALOP que ocorre em Moçambique, cidade de Maputo, de 28 a 30 de Janeiro corrente. conta com o testemunho vivo dos Combatentes de Moçambique Joaquim Chissano, Óscar Monteiro, Eduardo Nihia e Armando Panguene, e de Angola, Luzia Inglês Vandúnem.
O evento contou com a participação de investigadores dos 5 países membros dos PALOP, coordenadores supranacionais e nacionais, e Combatentes da Luta de Libertação Nacional.