A Ministra dos Combatentes, Josefina Mpelo, procedeu ontem, 13 de Outubro de 2022, a abertura da Semana do IPHLLN, acto que marca as celebrações do primeiro aniversário da instituição, criado pelo Decreto n.º 66/2021, de 2 Setembro. Na cerimónia, que teve lugar no Centro de Interpretação do IPHLLN, localizado junto à Praça dos Combatentes, em Maputo.
 Ao centro, da esquerda para a direita, Dra Alda Moiane, Directora-Geral adjunta do IPHLLN; Dra Josefina Mpelo, Ministra dos Combatentes; Bernardo Nakatembo, Director-Geral do IPHLLN; Aurélio Langa, Secretário da ACLLN - Maputo. “A edição e publicação de livros de combatentes e exposições fotográficas, o reflexo do trabalho árduo que o IPHLLN tem vindo a realizar com vista a manter vivas as memórias dos libertadores da pátria”, destacou a Ministra dos Combatentes. Por outro lado, Josefina Mpelo instou o IPHLLN para elevar ainda mais a qualidade dos trabalhos de pesquisa, para, sobretudo, trazer temas que contribuam para a elevação dos valores patrióticos, cidadania, unidade nacional e de paz.
Após receber as boas do Director-Geral do IPHLLN, Bernardo Nakatembo, a Ministra dos Combatentes, Josefina Mpelo, Josefina Mpelo passou em revista as realizações do IPHLLN e destacou os resultados que a instituição alcançou em um ano de existência. Sobre as actividades da “Semana do IPHLLN”, destacou a realização no próximo dia 19 de Outubro do “Simpósio sobre a vida e obra do saudoso Presidente Samora Machel”, e convidou a todos para participarem com entusiamo nas celebrações do I aniversário do IPHLLN e desfrutar dos serviços prestado.
 À margem da cerimónia, a Ministra dos Combatentes endereçou uma saudação especial à sua excelência Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República de Moçambique, “pelo seu cometimento e dedicação abnegada pela causa dos combatentes, pela consolidação da paz, da unidade nacional, pela determinação do Governo na busca do progresso e bem-estar dos moçambicanos”.
   Por outro lado, a governante congratulou ainda o Chefe de Estado moçambicano pela sua dedicação à conservação da biodiversidade e empenho no combate às mudanças climática, factos pelos quais foi atribuído recentemente o título Doutor Honoris Causa, pela Universidade Eduardo Mondlane.
A “Semana do IPHLLN” decorre de 13 a 19 de Outubro e será preenchida por actividades como emissão de NUIT e BI, feira de Saúde, feira do livro, ginástica aeróbica e culminará com a realização do simpósio sobre a vida e obra do Presidente Samora Moisés Machel.
Tomaram parte na cerimónia de lançamento da “Semana do IPHLLN” combatentes da luta de libertação nacional, antigos dirigentes do Estado, parceiros do IPHLLN, investigadores, docentes, estudantes, e populares. 
  Sessão de ginástica aeróbica na abertura da Semana do IPHLLN que teve lugar no dia 13 de Outubro 22