Publicações

Obtenha acesso as diversas publicações da Instituição e mantenha-se actualizado em matérias sobre a nossa História!

A Ministra dos Combatentes, Josefina Mpelo, conferiu posse ao novo Diretor Geral do Instituto de Pesquisa da História da Luta de Libertação Nacional (IPHLN). Trata-se do Capitão-de-Fragata Bernardo Mariano Nakatembo, proveniente das Forças Armadas de Defesa de Moçambique.

 Bernardo Nakatembo, Diretor-Geral IPHLN.

No ato solene que teve lugar no Ministério dos Combatentes, Josefina Mpelo instou o diretor empossado melhorar o desempenho da instituição, privilegiando a investigação científica, da pesquisa e divulgação da História da Luta de Libertação Nacional.

Uma instrução ainda é Bernardo Nakatembo para tornar o IPHLLN uma referência e área de pesquisa de pesquisa e internacional para o efeito com outras instituições de ensino nacional, na elaboração e implementação de iniciativas para uma iniciativa, divulgação e valorização da história da Luta Nacional, bem como dos fatos históricos ocorridos no âmbito da defesa da independência, independência e democracia.

Bernardo Mariano Nakatembo é Engenheiro Mecânico Naval formado na Antiga URSS, com Mestrado em Jornalismo e Comunicação pela Universidade do Minho, Portugal e é licenciatura em Jornalismo pela UEM, em Maputo. Foi docente de Jornalismo, Semiótica da Comunicação, Publicidade e Marketing, na Escola Superior de Jornalismo, em Maputo. Ao longo da carreira, Bernardo Nakate trabalhou no Jornal Fim-de-Semana, tendo neste último cargo profissionalmente na Revista Tempo. Foi o Chefe da Redação da Imprensa Militar, no Estado-Maior General das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM). Recentemente, desempenhou as funções de Chefe de Departamento Autónomo de Comunicação e Imagem no MDN e de Inspetor Técnico Naval no Comando da Marinha de Guerra de Moçambique.